Mingau de Milho-verde
















12 espigas de milho bem granadas
3 litros de leite integral ou semi desnatado
1 lata de leite condensado
1 colherinha-de-café de sal marinho
 canela em lascas
 canela em pó
 raspas de limão e alguns pedaços da casca
300 gramas de açúcar mascavo (ou ao gosto). O açúcar mascavo dá uma tonalidade mais escura. Pode ser usado o açúcar cristal.
Com uma faca afiada e com cuidado desbaste as espigas pelo base dos grão.
Bata no liquidificador o milho com uma parte do leite em porções usando uma xícara média (240ml) 1,5/2 para não pesar o aparelho.
Coe usando uma peneira fina e reserve a polpa restante.
Repita a operação até acabar o milho.
Terminada essa operação vc pode usar a polpa de duas formas :
Para aproveitar para fazer um bolo ou pão
Ou passar mais uma vez na peneira com o auxílio de uma colher. Minha vó usava um pano limpo de uma gramatura mais larga e espremia esse restante. Por economia e para aproveitar o caldo mais espesso e concentrado que ajuda a dar uma consistência mais firme.
Despeje todo o caldo resultante numa panela grande (bem grande) que tenha tampa e junte o restante do leite integral, o leite condensado, o sal e o açúcar.
Misture bastante com uma colher de pau principalmente para encorporar a parte mais consistente que fica no fundo. Assim que o fogo for aceso não se deve mais raspar o fundo.
Em fogo médio mexa sem parar até começar a engrossar. Abaixe o fogo e mexa por mais uns 10 minutos. Tampe a panela deixando uma pequena abertura. De preferência deixe a colher de pau dentro para evitar que entorne ou que a tampa se feche. Cozinhe até ficar consistente e com o gosto bem uniforme. Para ficar no ponto de corte deixe cozinhando por cerca de 40 minutos mais. Cuidado pois espirra bastante por isso é importante manter o fogo baixo.
Coloque a canela e misture.
Desligue o fogo, espere uns 10 minutos e junte as raspas de limão e pedaços da casca.
Coloque em várias tijelas ou em um pirex.
Canela ao gosto.

Dicas :

Evite usar milho gelado.
Não use um milho muito novo ( e nem seco demais, né?)
O milho amarelo (não de canjica) é mais saboroso.
Caso utilize espigas com as palhas, limpe os cabelos do milho com uma escova macia sob água corrente. Seque bem as espigas antes de começar.

Comentários