O SUPER ALIMENTO



Benefícios das Goji Berries à Saúde
Lycium barbarum, popularmente conhecida como Goji berrie, é uma fruta popular em países asiáticos. Tem sido amplamente utilizada para fins medicinais e como alimento funcional por mais de 2500 anos. Ela tornou-se mais popular nos últimos anos, devido a sua aceitação pelo público por ser considerada como um “super food” (super alimento), ou seja, uma alimento que se destaca por seu valor nutricional. É composta por vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes (LUO Q, et al., 2004).
Ainda existem poucos estudos científicos que explicam os benefícios desta fruta. No entanto, alguns estudos recentes demonstraram que o consumo diário do suco de Goji Berrie aumentou significativamente a sensação de bem-estar, melhora da função gastrointestinal e neurológica. Além disso, este fruto pode apresentar efeitos positivos no tratamento de doenças como a arterosclerose, o câncer, o diabetes, apresenta efeito hepatoprotetor e neuroprotetor e ainda pode auxiliar no tratamento da hipertensão arterial (AMAGASE H, et al., 2008).
Esta fruta pode ser consumida in natura, passas ou suco.

Composição nutricional das goji berries:
Goji Berries
Nutrientes por (100g)Goji Berrie (Lycium barbaum)
Energia (kcal)370
Gorduras totais (g)8,2
Proteína (g)11,7
Carboidrato (g)67,7
Fibras Dietética (g)10,0
Cálcio (mg)112
Cobre (mg)2
Ferro (mg)9
Magnésio (mg)109
Fósforo (mg)109
Potássio (mg)1132
Sódio (mg)150
Zinco (mg)2
Tiamina (B1) (mg)0,15
Vitamina C (mg)29

Vitaminas C: A vitamina C é um antioxidante, que tem função importante na imunidade. As Goji Berries são ótimas fontes desta vitamina, cada 100g da fruta fornece 29mg de vitamina C, em média, o que equivale a 30% dos valores de recomendação da Dietary Reference Intake (DRI), (GROSS, 2006).
Zinco: Este mineral atua mantendo a estabilidade das membranas celulares e também pode ser considerado um antioxidante. (BIANCHI e ANTUNES, 1999; OLIVEIRA et al., 2007; CATANIAL et al., 2009). Em 100g desta fruta podemos encontrar 2mg de zinco que equivale a 20% das recomendações da Dietary Reference Intake (DRI), (GROSS, 2006).
Betacaroteno e Licopeno: O betacaroteno não é apenas precursor da vitamina A, mas também serve como um potente antioxidante, e auxilia na visão. O licopeno apresenta funções antioxidantes e na prevenção e tratamento do câncer de próstata. As Goji Berries apresentam em média 1,4mg de licopeno a 7,4mg de betacaroteno em 100g da fruta,. (GROSS, 2006; Young, 2005).
Magnésio: é um cofator necessário em vários sistemas enzimáticos, é de suma importância na geração de energia, tanto aeróbio e anaeróbio e para a glicólise (Food and Nutrition Board, 1997). A deficiência deste mineral aumenta a resposta inflamatória (AMORIM, 2008). Em 100g de Goji Berries contém 109mg de magnésio, isso corresponde a 30% das recomendações da (DRI) (GROSS, 2006).
Selênio: O selênio é um micronutriente essencial que exerce importantes funções no  organismo,  como  a participação  da  composição de enzimas protetoras contra a oxidação irregular no organismo (AMAYA-FARFAN et al., 2001; CATANIAL et al., 2009). As Goji Berries possuem em 100g, 50mcg de selênio. Isso corresponde a 97% das recomendações da (DRI) (GROSS, 2006).
Riboflavina (Vitamina B2): atua na produção de energia, auxiliando o metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. Uma recente pesquisa afirmou que a riboflavina está associada com a nutrição de fibras colágenas afetadas por cataratas, uma doença degenerativa da córnea. As Goji Berries tem um elevado teor de riboflavina por grama (1,3 mg/100 g ou 100% da DRI) (GROSS, 2006).
Fenólicos: são pigmentos coloridos com uma grande diversidade de produtos químicos estruturas e nomes. Eles são os principais antioxidantes nas dietas dos americanos. As Goji Berries são ricas em compostos fenólicos: total de 1,309 mg por 100 gramas  da fruta (YOUNG, 2005).
Possíveis efeitos medicinais das Goji Berries
Estudos publicados nos últimos anos, principalmente na China, reportam possíveis efeitos medicinais das Goji Berries, devido às suas propriedades antioxidantes, como prevenção de doenças cardiovasculares e inflamatórias, disturbios da visão, do sistema neurológico e imunológico, propriedades anti-cancerígenas e antienvelhecimento. Além disso, tem sido amplamente utilizada em alguns países como a China para fins medicinais por ser considerado um alimento funcional há mais de 2500 anos. (AMAGASE et al., 2008; CHANG ,2008).
No Brasil, o consumo desta fruta ainda é pouco expressivo, pois a produção é pequena e a fruta ainda não é muito conhecida. Porém incluí-la na rotina é interessante, pois além de ser muito gostosa, traz inúmeros benefícios para a saúde.


Nutrição e Saúde!

Patricia Lorenzini

Comentários