FeiJão Tropeiro à Mineira

Origem: todo mundo sabe, já. De uma época que a geladeira não existia. Nem as caixas de isopor existiam. Mesmo o SAL era muito caro no Brasil colônia. Tudo era transportado em alforges e cestos de taquara em lombos de burros ou em carroças. Ou armazenados nas residências em estufas de barro. As carnes eram previamente cozidas, defumadas e salgadas. Depois eram cortadas em pedaços menores e armazenadas no meio da gordura de porco e assim se conservavam.
A mandioca é um produto típico da América do Sul e os índios a usavam em bebidas ou na forma de lascas. Logo fora introduzida no cardápio sertanejo e dos exploradores paulistas e portugueses. Cada região desenvolveu novos aproveitamentos para essas iguarias. Muitos sertanejos ainda usam essa forma primitiva, não tanto pela necessidade de conservar mas pelo sabor pronunciado que esses alimentos adquirem após esse, digamos, tratamento.

A couve, uma verdura tipicamente portuguesa, era muito conhecida pelo seu poder digestivo e pelo sabor diferenciado. Em Minas, é costume cortar ela bem fininha, cerca de dois milímetros. É servida crua ou refogada com alho, sal e pimenta malagueta na gordura de torresmo, outra iguaria típica portuguesa que ganhou algumas variações no Brasil. Hoje, faz-se até sucos com couve e limão. Refrescante e medicinal.


 Os Ingredientes :

1 masso de couve cortada em tiras bem finas
1 Kg de feijão jalo ou carioca cozido ao dente
200 gr de paio cortado em cubos
200 gr de calabresa cortada em fatias de 1 cm cada
100 gr de torresmo ou bacon cortado em cubos
Pele de porco á pururuca (de preferência não industrializada)
1 cebola pequena em fatias finas
2 colheres de manteiga
2 colheres de azeite
100 gr de farinha de mandioca crua ou torrada.
5 dentes de alho amassados
sal a gosto. Deixe para colocar no final já que parte dos ingredientes já é salgada.
2 ou 3 ovos caipira
2 folhas de louro



Em uma panela grande aqueça o azeite e frite bem o alho amassado Doure o torresmo/baicon, junte a calabresa e deixe fritar por 15 minutos mexendo bem. Junte o paio e o louro. Deixe fritar por mais 10 minutos e adicione os ovos. Frite até cozinhar a gema. Misture tudo e coloque a manteiga. Deixe derreter e junte a cebola deixe fritar por mais uns minutos sempre misturando para não grudar no fundo da panela. Junte a couve e misture espalhando com um garfo para ela não ficar concentra em um só ponto. Coloque então o feijão e misture bem. Deixe aquecer o feijão por uns 10 minutos e finalmente abaixe bem o fogo e junte a farinha de mandioca aos poucos enquanto vai misturando incorporando a farinha à mistura. Não aqueça demais para não ficar muito grudado e controle a quantidade farinha para não ficar seco.






Comentários