KINKAN ou kunquat em Inglês


    É como uma mini-laranja, com o formato que lembra uma azeitona graúda. Originária da China cresce em árvores da família das rutáceas, gênero Citrus ou Fortunella, de pequeno porte, entre 2,5 e 4 metros de altura. Ao contrário das laranjas a poupa é muito azeda e a casca é doce o que a torna agradável e sofisticada ao paladar e muito apreciada em saladas e doces no mundo inteiro. Na China e Japão ela é consumidas in natura normalmente. Nos Estados Unidos e Reino Unido ela compõe milhares de receitas doces e salgadas e é muito apreciada pelas composições de sabores exóticos e peculiares. Seja em compotas ou geleias, fica bem com torradas e queijos, principalmente o queijo Brie.
As árvores do Kumquat (também conhecido como cumquat ou Kinkan no Brasil) são altamente produtoras e fáceis de crescer em vasos e jardins. São lindas, com folhas verdes escuras brilhantes e as minilaranjas também são  brilhantes, douradas e deliciosas. Conhecida no Japão como, Nagami Kumquats e produzem melhor em temperatura maior de 12º Célsius. Tenho um amigo que plantou no Sítio no sul de são Paulo, por engano. Tinha comprado a muda como de Pokan. A primeira frutificação se deu em menos de 3 anos, com milhares de frutos. Nenhum tipo de adubação especial precisou ser usada. O Sítio fica ao sul no estado de São Paulo, perto de Ribeirão Grande.
Árvores da Kumquat na natureza podem chegar a 8 metros de altura e seis metros de largura. Cultivadas em pomares no Brasil alcançam 4 ou 5 metros.

A kinkan é rica em vitamina C (151 mg/100 g), cálcio (266 mg/100 g), potássio (995 mg/100 g) e boa fonte de vitamina A, fósforo e outros micronutrientes.



container gardening picture of nagami kumquat or cumquat in a garden pot


Comentários