Calor Humano - Beto Guedes




Em 1977, Beto Guedes estreou em carreira solo com o LP "A Página do Relâmpago Elétrico". O título foi sugestão do parceiro Ronaldo Bastos, depois que este viu no álbum de um colecionador de fotos de aviões da 2ª guerra, uma imagem do avião "Relâmpago Elétrico". Tá na cara que Beto, fanático por aviõezínhos de brinquedo, adorou a sugestão.
Contribuição de Elizabeth
O grande sucesso Amor de Índio foi inspirado na forma carinhosa de "indiozinhos" que Milton Nascimento chamava o então jovem casal de namorados, Beto Guedes e Silvana, uma brincadeira do Bituca em função dos namorados não se desgrudarem pra nada. Beto e Silvana casaram-se e tiveram dois filhos, Gabriel e Ian (que atualmente é guitarrista da banda que acompanha o Beto nos shows).
Contribuição de FlavithoFonte : letras.com .br

"Nascido em Montes Claros (MG), o leonino Beto Guedes é filho de Dona Júlia de Castro Guedes e Godofredo Guedes e caçula de uma família de oito irmãos. Beto adora aviões, aeromodelos e ultra-leves. Com 30 anos de carreira e com 12 discos gravados, 2 DVDs e participações em outros tantos, Beto além de multi-instrumentista é um dos músicos mais respeitados do país.
http://www.beto-guedes.blogspot.com




Nascido a 13 de agosto de 1951 em Montes Claros (norte de Minas Gerais, quase divisa com Bahia), o leonino Alberto de Castro Guedes, filho dos baianos (seus pais são de Riacho de Santana) Dona Júlia de Castro Guedes e Godofredo Guedes, caçula de uma família de oito irmãos (3 homens e 5 mulheres), adora aviões - aeromodelos ou ultra-leves.

Com uma voz aguda e cortante, "isso é trejeito mesmo, é uma coisa natural da minha estranheza - eu sou um cara de trejeitos estranhos..." é o músico, compositor e vocalista: Beto Guedes.

Com oito anos estava tocando seu primeiro instrumento, um pandeiro para acompanhar seu pai num conjunto regional que ele formara com uma porção de parentes e amigos.

Aos nove anos muda-se para Belo Horizonte, tornando-se vizinho de Lô Borges, com quem forma um conjunto de violão e 4 vozes: The Beevers - composto por Lô, Márcio, Yé Borges e Beto Guedes, com repertório exclusivamente dedicado aos Beatles.

Nessa época Milton morava com Lô e tentou várias vezes ensaiar o conjunto para se apresentar com ele, mas eram muito preconceituosos com a "Bossa Nova" e preferiram ficar com os Beatles e The Birds.

O conjunto formado por Beto, Lô, Yé e Márcio Borges dura 5 anos e ele muda para Montes Claros, onde com 15 ou 16 anos liga-se a um grupo da cidade "que só trabalhava nas férias" tocando Beatles, The Birds, Roberto Carlos e as versões de Renato e seus Blue Caps -eram Os Brucutus: Cabaré, Patão, Boca e Beto.

A beatlemania dura até 1968/69 e Beto está com 18 anos, quando o conjunto se desfaz porque parte da turma passa no vestibular. Na metade de 69, Beto volta a encontrar Lô e começam a trabalhar juntos. Aparecem os festivais e eles passam a participar.

No Festival Estudantil da Canção tiraram 5º lugar com a música "Equatorial" - (Lô, Márcio Borges e Beto Guedes). No Festival Internacional da Canção (1970), "Feira Moderna" (Lô, Beto e Fernando Brant) fica em 8º lugar. Essa música é apresentada pelo Som Imaginário, que era composto por Wagner Tiso, Luiz Alves, Robertinho Silva, Tavito, Zé Rodrix e Fredera. Milton Nascimento participa nesse festival com "Clube da Esquina" (Milton, Ló e Márcio Borges).

leia mais em   http://www.betoguedes.com.br/release_historico.html

Comentários